segunda-feira, 29 de março de 2010

Um "puchero" muito especial


Texto publicado no Pasquim Sul, em 21.05.87


A horta vizinha ao fórum explodia em couves e cenouras e isto trouxe ao Doutor Orestes, que a espreitava embevecido da janela, uma saudade salivosa dos quentíssimos pucheros da fronteira distante, onde nascera. Imaginou as borbulhas de graxa libertando-se dos granitos de peito em suspensão, os nacos de linguiça, as batatas-doce cozidas, o rebolar de odalisca das verduras fervilhando, sentiu o cheiro do quitute a invadir-lhe o escritório e babou. Olhou o relógio mecanicamente, embora já soubesse pelo oco da barriga que deviam faltar uns quinze minutos para o meio-dia. A manhã fora calma. A cidade era pequena e quase não acontecia nada.
Sentou-se em frente à velha Remington-Rand, que tivera de comprar quando assumira o posto, e datilografou a palavra fome. Depois, puchero, putiero, pucheiro, puteiro. Então ouviu as batidas tímidas na porta. Puxou a folha da máquina e rasgou-a. Jogou-a no lixo enquanto gritava:
- Entre.
Uma mulher robusta, de braços fortes e peitos incontrolavelmente irritados dentro de um opressivo sutiã de espuma, entrou encabulada e sussurrou:
- `Dia, Doutor.
- Bom dia, senhora - respondeu, imaginando como conseguira ela bater tão suavemente à porta com aquela mão de lenhadora. - Em que posso servi-la?
Gostava de tratar bem aos humildes, por isso dedicara-se ao serviço público. Era de outros tempos, o Doutor Orestes.
- Eu queria me apartar do meu marido, doutor - falou decidida a colonona.
O promotor olhou-a silencioso, percebendo o vigor da decisão e pensou nos pães de forno que ela provavelmente fazia tão bem.
- Continue - balbuciou.
- Ele anda me traindo, eu sei.
O peitoral armou um suspiro mas ela o cortou. O promotor não disse nada.
- E logo com aquela porca! - completou ela.
- Tem certeza do que quer, senhora? Quer mesmo formalizar uma denúncia? - perguntou, paternalmente, lembrando-se das inúmeras denúncias semelhantes que a posterior reabilitação amorosa do denunciado levavam ao saturado arquivo da repartição.
- Sim. Ponha aí - enfatizou, sacudindo o dedo esticado para a folha branca à espera na máquina de escrever.. - Meu marido tem um caso com a porca preta.
O promotor fez cara de espanto. A dona prosseguiu:
- Verdade. Eu confirmei. Andava desconfiada há horas porque a danada seguia ele por tudo. Por esses dias pariu: nove bichinhos com a cara do pai.
O homem engoliu profissionalmente o riso. A pobre mulher, trocada pela porca preta, tinha os olhos raivosamente arregalados. O promotor lembrou-se do coronel de Soledade, de quem um dia separou-se a mulher por que o marido passava as noites no estábulo.
- Prefiro a douradilha, doutor - dissera-lhe, então, o coronel.
A coisa agora se repetia. Foi aberto o inquérito e notificada a polícia. O Doutor Orestes telefonou para o delegado e, matreiro, pediu seu empenho pessoal no caso.
O delegado, cria do distrito de Relvado, e que do mundo mais além de Encantado conhecia apenas Muçum, foi ao local recolher provas do adultério e apresentou depois um relatório, que terminava assim: " ... e analisando a leitoada nascida em 19 de novembro p.p.. constatei, conforme denunciado, que todos os leitões efetivamente têm cara de gente".
Tratava-se, pois, do primeiro barranqueio com atestado da perícia técnica.
Uns dias mais e a visita da colonona repetiu-se. Num embrulho, trazia um rolo de linguiça fresca.
- Tá resolvido o causo, doutor. Matemo a porca. Vim lhe agradecer. Tó pro senhor - e estendeu o presente.
Em casa, o Doutor Orestes pediu à esposa:
- Taca num puchero, velha. É bom que ferva bastante.

                                                                             - Miguel da Costa Franco -

Nenhum comentário:

Postar um comentário